sábado, 3 de novembro de 2012

OS 10 MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS

OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS


  1. FALA com as pessoas. Nada há tão agradável e animado quanto, uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia que precisamos mais de “sorrisos amáveis”.

  1. SORRIA para as pessoas. Lembre-se que accionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.

  1. CHAME as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos é ainda ouvir o seu próprio nome.

  1. SEJA amigo e prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo.

  1. SEJA cordial. Fale e aja com toda a sinceridade: tudo o que você fizer, faça-o com todo o prazer.

  1. INTERESSE-SE pelos outros. Lembre-se que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que os outros sabem. Seja sinceramente interessado pelos outros.

  1. SEJA generoso em elogiar, cauteloso em criticar. Os líderes elogiam. Sabem encorajar, dar confiança, e elevar os outros.

  1. SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro, e o lado de quem está certo.

  1. PREOCUPE-SE com a opinião dos outros. Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.

  1. PROCURE apresentar um excelente serviço. O que realmente vale na nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.

Aristóteles

A excelência é uma arte
que se adquire através da
experiência e da habituação

Somos aquilo que fazemos
repetidamente

Então a excelência
não é um mero acto
é um hábito

                           Aristóteles

AUTOEUROPA ACRESCENTAR VALOR

AUTOEUROPA



Acrescentar Valor



            “ Desta vez , vou calcular como posso poupar , tempo , dinheiro e energia antes de iniciar o projecto”

AUTOEUROPA


AUTOEUROPA




7 PRÍNCIPIOS E/OU VALORES




                        bProximidade do Cliente


                        bMáximo desempenho


                        bAcrescentar Valor


                        bCapacidade de Renovação


                        bRespeito


                        bResponsabilidade


                        bSustentabilidade

7 ALIMENTOS QUE PROLONGAM A VIDA

7 alimentos que prolongam a vida

A fórmula da juventude pode ser servida à mesa. Com benefícios comprovados, estes poderosos nutrientes vão ajudá-la a melhorar a saúde e redobrar a disposição e o bem-estar. Bom apetite!


1. TOMATE FORTALECE A MEMÓRIA
Já se sabe que ele é rico em licopeno, antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol. Mas um estudo recente, da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, comprovou que o tomate também é fonte de ácido ferúlico, que preserazva os neurônios da degeneração provocada pelo stress oxidativo, protegendo contra os males de Alzheimer, de Parkinson e a demência senil. "Duas unidades por dia são suficientes para retardar o aparecimento dessas doenças em quem apresenta predisposição genética a elas", diz o endocrinologista Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento. Como o fruto é um dos alimentos que mais retêm agrotóxicos em sua casca, prefira os orgânicos.
2. ALHO AUMENTA A IMUNIDADE
Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como coadjuvante no tratamento de resfriados, gripes e aftas, por exemplo. "Além disso, graças aos compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer", afirma o endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo. Seus compostos ainda inibem a produção do mau colesterol e impedem a arteriosclerose - o espessamento da parede das artérias causado pelo depósito de gorduras. Para colher os benefícios, o médico sugere a ingestão diária de 600 a 900 miligramas de alho cru amassado (um dente grande ou dois pequenos).
3. FRUTAS VERMELHAS PROTEGEM CONTRA O CANCÊR
Amora, framboesa e morango contêm ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce das células e a formação de tumores, segundo pesquisa da Universidade de Brasília publicada em 2006. Além disso, essas frutas têm flavonóides, com propriedades antiinflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas. Nesse grupo, Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, destaca o mirtilo, que ajuda a reverter o declínio das funções cerebrais e previne cataratas e glaucoma. A nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, sugere o consumo diário de duas taças com um mix de frutas vermelhas (de preferência, orgânicas), um copo de suco (vale usar frutas congeladas) ou duas xícaras de chá feito com as folhas.
4. CASTANHA-DO-PARÁ RETARDA O ENVELHECIMENTO
Ela é fonte de vitamina E e selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. O mineral, ingerido em doses recomendadas (entre 55 e 70 gramas por dia), evita a propagação do câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide e fortalece a imunidade.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e professores da Universidade Federal do Acre comprovou a eficácia da castanha e de alimentos enriquecidos com farinha de castanha-do-pará na recuperação de crianças desnutridas na Amazônia. "Uma unidade por dia é capaz de suprir as necessidades diárias de selênio", diz Vanderlí Marchiori.
5. MAÇA ACALMA O ORGANISMO
O que não faltam são razões para consumir a fruta, de preferência com casca e tudo. Uma unidade contém 85% de água em sua composição e 5 gramas de fibras solúveis e insolúveis, o que significa entre 15 e 20% da dose diária indicada para que o organismo funcione bem. Mas o poder maior da fruta está na quercitina, fitonutriente que reduz os riscos de desenvolver doenças cerebrovasculares e câncer no estômago, fígado e pulmão, principalmente. Cientistas do Núcleo de Pesquisa em Alimentos Funcionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul descobriram ainda que as pessoas que comem pelo menos cinco maçãs por semana respiram e dormem melhor e apresentam menos probabilidade de ter problemas na garganta.
6. LINHAÇA CONTROLA A OSCILAÇÃO HORMONAL
O alimento é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides. Estudos recentes atribuem à linhaça propriedades que ajudam a controlar os hormônios. Ela amenizaria os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa. "Além disso, a semente é um alimento biogênico, ou seja, é capaz de guardar informações genéticas para a formação de novos seres e, portanto, também funciona como um revitalizante poderoso das funções físicas e mentais", diz a química Conceição Trucom, autora do livro A Importância da Linhaça na Saúde (editora Alaúde). Ela recomenda ingerir uma colher de sopa da semente por dia, polvilhada sobre saladas ou iogurtes ou misturada a pães e bolos.

7. IOGURTE PREVINE DOENÇAS
O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas por mililitro. "Além de equilibrar a flora intestinal, elas auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes", diz a endocrinologista Alessandra Rascovski, de São Paulo. No livro A Dieta Perricone - Aprenda a Perder Peso e Cuidar da Pele e da Saúde ao Mesmo Tempo (editora Campus), o dermatologista americano destaca que o consumo regular de alimentos probióticos previne infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. Um copo de iogurte por dia já traz todos esses benefícios desde que não tenha corantes, conservantes, espessantes nem adição de açúcar - tudo isso pode atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo.
Alcobaça Apple Town0 comentários

Mirtilo - A fruta que previne o glaucoma e melhora a visão.

Uma pequena fruta, uma grande promessa. É em um vale da Serra Gaúcha, em Forqueta, região de Caxias do Sul, que uma família inteira trabalha no cultivo de uma novidade: o agricultor Nestor Soga; a mãe dele, dona Mercedes; a mulher, Maria Inês e a filha Lílian. O nome da fruta é mirtilo. Ela é menor que a uva e, quando madura, fica da cor da jabuticaba. Mas o sabor do mirtilo é único, especial. E a semente é muito pequena.
O mirtilo não é apenas uma fruta saborosa. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa – e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos. É este pigmento que age de maneira benéfica no nosso organismo: combate os radicais livres, é antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Outro benefício comprovado do mirtilo está ligado à saúde dos olhos.
“Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo previne doenças relacionados à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. Os antocianos presentes no mirtilo têm a capacidade de reverter ou evitar o problema, prolongando a capacidade visual”, farmacêutico José Ângelo Zuanazzi, da UFRGS.
O poder de melhorar a visão atribuído ao mirtilo é uma história que vem desde a Segunda Guerra Mundial, quando os pilotos britânicos comiam mirtilo antes dos vôos noturnos. Eles acreditavam que assim enxergavam melhor os alvos inimigos.
Quem enxergou longe foi o padre Darci Bortolini. Há cinco anos ele decidiu apostar no mirtilo. E como acreditar faz parte da vida dele, padre Darci viu na pequena fruta a prosperidade sonhada pelas famílias da região. De casa em casa, ele começou a oferecer as mudas, que comprou com as próprias economias.
Mas ninguém pôs muita fé na crença do padre. Os produtores, acostumados a cultivar frutas mais populares, tinham medo de arriscar. Apesar do descaso de dona Mercedes, o filho Nestor emprestou um terreno para o padre plantar o mirtilo. Assim mesmo, meio desconfiado.
“É difícil chegar com duas plantinhas para alguém e tentar vender. Mas, se entre dez eu conseguir convencer uma, isso basta”, analisa o padre.
A plantação deu certo e se mostrou fácil de cultivar. Aos poucos, a criação de frangos, fonte de renda da família nos últimos 30 anos, foi sendo abandonada. No lugar das granjas, surgiram estufas, onde estão 140 mil mudas de mirtilo, prontas para espalhar a novidade.
“Com certeza, vai ser um costume brasileiro, mas ainda vai demorar alguns anos. A fruta é saudável, gostosa e o povo vai aprender a saboreá-la”, avalia Nestor.
O sucesso da plantação de Nestor encorajou outros agricultores. Quem orienta os novatos é o agrônomo Alverídes Santos, que trouxe o mirtilo para o Brasil há 21 anos.
"Acredito nas pequenas frutas. É a cultura que mais cresce dentro da fruticultura no mercado europeu, no mercado do primeiro mundo. Por que nós aqui iríamos ficar de fora?", comenta o especialista.
Sagrada ousadia. Hoje, o agricultor Nestor e padre Darci reverenciam as virtudes prometidas pelo mirtilo, o blueberry brasileiro.
29/03/2004
Fonte: Todafruta.com.br

O COMPRIMIDO DA LIDERANÇA

O comprimido da liderança. Ken Blanchard; Marc Muchnick,2004

Tomar é liderar. O ingrediente secreto para motivar as pessoas

POSOLOGIA

Tome dois comprimidos da liderança de seis em seis horas.

Os líderes recém-promovidos devem duplicar a dosagem durante os primeiros 90 dias.

Se a sua capacidade de liderança não melhorar, procure aconselhamento, junto de um profissional
de recursos humanos

Tomar o comprimido da liderança com mais de três bebidas com cafeína por dia pode conduzir à
dependência do trabalho

Se for demitido ou se aceitou uma reforma antecipada, abstenha-se de tomar este produto para evitar
comportamentos de liderança passivos-agressivos

Para saber mais, contacte: ICL, Indústria do comprimido da liderança, SA

JOHN STUART MILL, 1859

SOBRE A LIBERDADE, 1859



Ser todos os seres humanos, menos um, tivessem uma opinião, e apenas uma pessoa tivesse a opinião contrária, os restantes seres humanos teriam tanta justificação para silenciar essa pessoa como essa pessoa teria justificação para silenciar os restantes seres humanos, se tivesse poder para tal.

Caso uma opinião constituísse um bem pessoal sem qualquer valor excepto para quem a tem, e se ser impedido de usufruir desse bem constituísse apenas um dano privado, faria alguma diferença se o dano estava a ser infligido apenas sobre algumas pessoas, ou sobre muitas pessoas.

Mas o mal particular em silenciar a expressão de uma opinião, é que constitui um roubo à humanidade; à posteridade, bem como à geração actual; àqueles que discordam da opinião, mais ainda do que àqueles que a sustentam. Se a opinião for correcta, ficarão privados da oportunidade de trocar o erro pela verdade, se estiver errada, perdem uma impressão mais clara e viva da verdade, produzida pela sua confrontação com o erro – o que constitui um benefício quase igualmente grande.

John Stuart Mill, Filósofo, Sobre a Liberdade, 1859



REINVENTAR O MUNDO, TOM PETER

ERA                                                                                                                     É

Um emprego para a vida                                                                            Uma vida cheia de empregos
( palavra chave :“ carreira”)                                                                       ( palavra chave: “projeto”)
Grandes burocracias, caminhando em direção ao sucesso           alianças ágeis, fracassando até ao sucesso
Regra dos contabilistas                                                                                regra dos revolucionários
Bens tangíveis                                                                                                 Bens intangíveis
Ciclos do sucesso para o fracasso duram décadas                            Ciclos de sucesso para o fracasso duram meses
A tecnologia apoia a mudança                                                                  A tecnologia guia a mudança
As novas empresas desestabilizam… por vezes                                As novas empresas desestabilizam… sempre
Regras da indústria: gravadas na pedra                                                Definições de indústria: rabiscadas na areia
Gestão segundo os livros                                                                           Improvisação de re-escrever o e-booK

“É  tarefa primordial e responsabilidade da nossa geração reinventar as nossas empresas e
instituições, públicas e privadas”


In” Reinventar o mundo” Tom Peters, 2003

O REMADOR PORTUGUÊS

O REMADOR PORTUGUÊS



Certo dia celebrou-se uma competição entre duas equipas compostas por funcionários públicos de uma instituição pública portuguesa e de uma japonesa.

Dada a partida, os remadores japoneses começaram a destacar-se desde o primeiro instante. Chegaram à meta em primeiro lugar, e a equipa portuguesa chegou com uma hora de atraso.

De regresso, a direcção da equipa portuguesa reuniu-se para analisar as causas de tão desastrosa actuação, e chegaram à seguinte conclusão:

Detectara-se que a equipa japonesa era constituída por um chefe de equipa e dez remadores, enquanto que a portuguesa, ao inverso, tinha um remador e dez directores de serviço, facto que deveria ser alterado.


No ano seguinte, a equipa japonesa começou a ganhar vantagem desde a primeira remada. Desta vez, a equipa portuguesa chegou com duas horas de atraso.

 A direcção desta última voltou a reunir-se após forte reprimenda do Conselho Directivo. Repararam que os japoneses tinham um chefe de equipa e dez remadores, enquanto que a equipa portuguesa, após as medidas adoptadas por causa do fracasso do ano anterior, era composta por um director de serviço dois chefes de divisão, três assessores, quatro chefes de secção e um remador.

Após minuciosa análise, chegou-se à seguinte conclusão:

O remador era incompetente

HÁ PETRÓLEO EM ALCOBAÇA!

HÁ PETRÓLEO EM ALCOBAÇA…

Em Março de 2006, publiquei um artigo em que afirmei que o petróleo do Oeste é: as praias; a costa atlântica; o Mosteiro de Alcobaça; o Hospital Oeste Norte (decisão de localização até final de Fevereiro, depois da resolução do Conselho de Ministros de 28 de Agosto de 2008 o ter integrado como primeiro projecto do plano de acção do Oeste, investimento de cerca de 100 milhões de euros); o complexo termal de Caldas da Rainha; o pinhal de Leiria; Óbidos; a maçã de Alcobaça; a pêra rocha, o parque nacional da maçã (a criar na mata nacional do Vimeiro; o via Alcoamare (comboio eléctrico de Alcobaça a Nazaré, sobre o leito do rio Alcoa, o parque dos monges (de que já se fala há largos anos); a centralidade face a 50% da população portuguesa, o nosso clima, a beleza paisagística e a dinâmica empreendedora dos Oestinos.

Se estes projectos forem ao terreno até 2013 é possível imaginar 3 milhões de visitantes / ano no concelho de Alcobaça, ou seja o mais visitado do Oeste. O nosso potencial turístico é superior a Óbidos, ouvi de um alto responsável do turismo do Oeste. Viver não custa é preciso é saber. Aos actuais autarcas só lhe resta reinventar a modelo de gestão autárquica, convertendo problemas em oportunidades e assim, percorrer o caminho do futuro, passo a passo, com elevada competência e visão estratégica.

Alcobaça precisa de preparar o previsível impacto concorrencial e atracção comercial provocada pela abertura, no final de Março, do Shopping Leiria Continente. O www.alcobacacistercampus é um verdadeiro contraponto no sentido inverso.

Os fregueses merecem e têm o direito ao melhor. Se não sabem procurem saber, leiam muito, estudem e pesquisem na Internet. Está tudo lá e em projectos implementados, noutros concelhos, cidades e países (é o benchmarking, ao serviço da procura das boas práticas).

Há petróleo em Alcobaça, onde?

No Mosteiro e no Alcobaça Cister Campus (a criar como um parque temático de Cister e da História de Portugal (assim o Mosteiro fará parte da solução e não parte do problema. Está ao nosso alcance realizar este sonho de termos o melhor parque temático do passado histórico, desde o séc. III A.C., em Alcobaça. Ficará como pólo de atracção de turismo interno e internacional de referência e de passagem obrigatória para todos os portugueses e visitantes que na busca do seu enriquecimento cultural ocupando os tempos de lazer com a máxima de fruição, diversão e prazer.

Na Maçã de Alcobaça, com um volume de negócios superior a 100 milhões de euros//ano, envolvendo mais 10 000 postos de trabalho directos e indirectos, (tempo completo e actividade sazonal).

Costumo afirmar que a maçã de Alcobaça é melhor que o petróleo, dela pode derivar quase tudo (sumos de alta qualidade, sem aditivos e conservantes, pizza de Alcobaça; Pão-de-ló de Alcobaça; maçã cozida em lata para aplicação culinária e doçaria, pão de maçã, bolinhos de maçã; bolachas de maçã, leite com maçã, iogurte de maçã, “manteiga” de maça; puré de maçã; álcool (bio etanol) para mover motores, etc. …

Os alunos da escola de química “ Oundle Prince Willam”em Bruntingthorpe, no Reino Unido, estão a desenvolver uma moto movida a maçã. Em quatros meses de trabalho obtiveram bons “frutos” os primeiros testes realizados registaram uma velocidade de 254Km/hora.

Será que poderíamos encontrar forma de promover maçã de Alcobaça, deliciosa e altamente promotora da saúde, fazendo alimentar o autocarro do circuito urbano de Alcobaça a bio etanol produzido a partir da fermentação da matéria-prima: maçã de Alcobaça ou dos produtos residuais das nossas estações fruteiras? Basta transformar o seu motor para bio etanol. Então poderíamos publicitar com grande propriedade: viatura movida a maçã de Alcobaça. Fica o desafio para o executivo municipal, produtores de maçã de Alcobaça e a rodoviária do Tejo.

Então, podemos afirmar que estas alavancas são potenciais poços de petróleo. Assim, o saibam perceber os nossos autarcas, empreendedores e todos os fregueses que querem ver Alcobaça Cidade da Maçã na rota do turismo e na exploração de todas as suas potencialidade, capazes de provocar o aumento da cadeia de valor e criação de riqueza local, regional e nacional e por essa via mais qualidade de vida para todos, desafiando e construindo o nosso futuro colectivo.

José Marques, Freguês de Benedita, 2010-02-06

LIGA DE AMIGOS DE PORTUGAL

LIGA DE AMIGOS DE PORTUGAL


Em Portugal, ano 2006, fará sentido criar a Liga de Amigos de Portugal? Pensamos que sim. Entendo que no estado a que chegámos, a divergir dos restantes Estados da União Europeia, em face dos desafios da globalização, a sustentabilidade da nossa débil economia, a defesa do meio ambiente e da qualidade de vida dos portugueses, parece-nos, que faz todo o sentido a união de todos os portugueses, em especial dos verdadeiros amigos de Portugal.

Então Portugal tem inimigos dentro de portas? Sim e muitos. Se não tivesse a nossa qualidade de vida e os indicadores de comparação com os outros países no quadro europeu e mundial seriam outros. Confesso que sinto tristeza quando a comunicação nos mostra estudos de organizações internacionais tais como: OCDE; Banco Mundial, Eurostat, FMI em que os nossos indicadores que revelam, com tanta evidência, os resultados a que chegámos, que impedem que um número, cada maior, de portugueses, acreditarem e terem confiança num futuro melhor e mais promissor.

Às vezes sinto que o nosso país parece um castelo de cartas em queda contínua e acelerada.

Talvez fosse bom que aqueles que ainda não se demitiram de uma cidadania pró-activa assumida (ou seja não anestesiados socialmente) se fossem associando em espaços de encontro: associações, clubes, grupos de amigos, etc. para acertarem estratégias de intervenção local e nacional: na imprensa, rádio, televisão, assembleias de freguesia, assembleias municipais, por meio de expressão cultural e artística, de forma a contribuírem e influenciarem os decisores políticos, locais e nacionais para as tomadas de decisão mais ajustadas ao sucesso do nosso país.

Não tenho dúvidas da importância destas cidadanias activas e das suas mais-valias para o progresso local, regional e nacional.

Sem uma sociedade civil atenta e motivada e confiante não há desenvolvimento sustentável e mais qualidade para a generalidade dos portugueses.

Na minha perspectiva são inimigos de Portugal: os dirigentes e funcionários públicos incompetentes e irresponsáveis (em serviços como: escolas, hospitais, tribunais, administração central e local, forças de segurança e de defesa nacional, etc.), os autarcas sem práticas de excelência e visão estratégica (não verdadeiros inventores e criadores do nosso futuro colectivo), os gestores públicos ou privados que não conseguem antecipar as expectativas dos seus clientes e motivar os seus colaboradores (factores âncora da competitividade e produtividade e criação de riqueza). São ainda inimigos de Portugal todos os que ainda não perceberam que o mundo é plano e que como cidadãos do mundo estamos a competir ao nível global tanto do ponto de vista individual, empresarial e nacional.

Só sobreviveremos com uma sobre dose de criatividade, inovação, motivação e porque não dizê-lo de patriotismo e grande responsabilidade social.

Temos, em Portugal, empresas e serviços que mostram a sua competência ao nível nacional e mundial. Temos de adaptar as suas boas práticas de gestão e inovação na administração pública e no sector privado.

O nosso desafio é converter problemas em oportunidades. Como cidadãos temos de ser parte da solução e não parte do problema. Compete-nos o direito e o dever de acompanhar e fiscalizar a actividade política local e nacional, com elevado sentido crítico pró-activo. O nosso futuro depende de nós e da nossa forma solidária de fazer cumprir Portugal (como fala Fernando Pessoa).

José Marques

2006-05-21

CAIUS JULIO CAESAR

"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar."
Caius Julius Caesar (100-44 AC)

O SUCESSO DE UMA REGIÃO


O sucesso de uma região

depende da compreensão
das necessidades e expectativas
presentes e futuras
dos munícipes e dos visitantes,
actuais e potenciais,
assim como da compreensão
e percepção das necessidades
e expectativas do país

(adaptado da norma ISO 9001/2000.

O OESTE É PLANO

O OESTE É PLANO

O texto que decidi escrever foi inspirado no livro fabuloso: “o mundo é plano” escrito pelo jornalista americano, comentador de política internacional do New York Times, Thomas Friedam, em Outubro de 2005. João César das Neves, autor do prefácio, da edição portuguesa, Actual Editora, comenta-o da seguinte forma: ” com brilhantismo e oportunidade, o autor conduz-nos pelos quatro cantos do mundo e por várias eras, para demonstrar, com material muito variado, que vivemos numa época extraordinária de oportunidades, sobretudo para os mais pobres (…) O livro o mundo é plano – uma história breve do sec. XXI – trata-se de uma obra que se ocupa da globalização… mas não diz mal dela!”

Na era do mundo plano o “Oeste é Plano”. Na minha perspectiva isso significa que não há fronteiras concelhias quando se tratam de projectos “alavanca” regionais, sejam eles: empreendimentos turísticos, vias de comunicação, meios de transportes, universidades, hospitais (Hospital Oeste Norte), termalismo, turismo e lazer, desenvolvimento industrial e comercial, e preservação ambiental.

Este conjunto de projectos é factor de desenvolvimento sustentável, que garantem de forma integrada mais qualidade de vida para as pessoas/munícipes do Oeste.

O nosso petróleo é: as praias; o mosteiro de Alcobaça, o complexo termal de Caldas da Rainha, o pinhal de Leiria, a costa atlântica, Óbidos, a centralidade face a 50% da população portuguesa, a proximidade a Madrid (inaugurada a IP-6, a partir de Julho, as nossas praias serão as mais próximas e mais acessíveis para os milhões de madrilenos.)

Neste livro o autor refere o seguinte provérbio africano. “Em África, todos as manhãs, uma gazela acorda. Sabe que tem de correr mais depressa que o leão, ser mais veloz ou será morta. Todas as manhãs um leão acorda.
Sabe que tem de correr mais depressa que a gazela mais lenta, ou morrerá de fome. Não interessa se és leão ou uma gazela. Quando o sol se levantar será bom que corras.
”)

Este provérbio africano, traduzido em mandarim, foi mandado colocar no chão de uma fábrica de bombas de combustível em Pequim, por um gestor chinês, formado nos EUA, que merece de Friedman o seguinte comentário: ”não sei quem é o leão e quem é a gazela, mas sei que: desde que a China se tornou membro da Organização Mundial do Comércio (OMC), tanto ela como o resto do mundo tiveram de correr cada vez mais depressa”

Pensamos que na era do mundo plano, um oeste plano passa por uma liderança estratégica forte, determinada e de excelência, só possível com o
protagonismo articulado de autarcas de excelência, com visão estratégica, que tenham perspectivas de gestão integrada e criteriosa, substanciadas na promoção de projectos inovadores, reprodutivos, potenciadores da cadeia de criação de valor, construtores do futuro, ou seja, mais progresso e qualidade de vida para as pessoas. Essa é a nobre missão dos autarcas, dos empresários e de cada indivíduo na sua co-responsabilização por um futuro melhor, com uma garantia ambiental saudável.

O autor deste livro, penso que recomendável a todos os cidadãos globais, afirma “que é possível florescer neste mundo plano, mas é necessária a imaginação e a motivação certas”.

Termina o seu livro com o seguinte desafio. “O mundo precisa da geração dos optimistas estratégicos, a geração com mais sonhos do que memórias, a geração que acorda todas as manhãs e não só imagina que as coisas podem melhorar mas também faz todos os dias qualquer coisa por essa imaginação.

É por isso que, em nome de mais sonhos do que memórias, venho desafiando o Oeste Plano, junto de autarcas e sociedade civil, desde 2002, para um projecto estratégico alavanca regional: Hospital Oeste Norte.

O sonho estratégico integrado foi no passado, e continua a ser hoje, aquilo que comanda a vida, as pessoas, as empresas, as regiões e os países. Não podemos ter dúvidas! As novas gerações merecem a nossa atitude estratégica. Não há terceira hipótese. Ou construímos o futuro, ou o comprometemos!



2006-03-13

José Marques

CARTA RESPOSTA DO CHEFE SEATLE


Carta do índio



"O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo".

No ano de 1854, o presidente dos Estados Unidos fez a uma tribo indígena a proposta de comprar grande parte de suas terras, oferecendo, em contrapartida, a concessão de uma outra "reserva". O texto da resposta do Chefe Seatle, distribuído pela ONU (Programa para o Meio Ambiente) e aqui publicado na íntegra, tem sido considerado, através dos tempos, um dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos a respeito da defesa do meio ambiente.
"Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa ideia nos parece estranha. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como é possível comprá-los?
Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e insecto a zumbir são sagrados na memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho.
Os mortos do homem branco esquecem sua terra de origem quando vão caminhar entre as estrelas. Nossos mortos jamais esquecem esta bela terra, pois ela é a mãe do homem vermelho. Somos parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia, são nossos irmãos. Os picos rochosos, os sulcos húmidos nas campinas, o calor do corpo do potro, e o homem – todos pertencem à mesma família.
Portanto, quando o Grande Chefe em Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, pede muito de nós. O Grande Chefe diz que nos reservará um lugar onde possamos viver satisfeitos. Ele será nosso pai e nós seremos seus filhos. Portanto, nós vamos considerar sua oferta de comprar nossa terra. Mas isso não será fácil. Esta terra é sagrada para nós.
Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo. O murmúrio das águas é a voz de meus ancestrais.
Os rios são nossos irmãos, saciam nossa sede. Os rios carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar a seus filhos que os rios são nossos irmãos e seus também. E, portanto, vocês devem dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão.
Sabemos que o homem branco não compreende nossos costumes. Uma porção da terra, para ele, tem o mesmo significado que qualquer outra, pois é um forasteiro que vem à noite e extrai da terra aquilo de que necessita. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e quando ele a conquista, prossegue seu caminho. Deixa para trás os túmulos de seus antepassados e não se incomoda. Rapta da terra aquilo que seria de seus filhos e não se importa. A sepultura de seu pai e os direitos de seus filhos são esquecidos. Trata sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como coisas que possam ser compradas, saqueadas, vendidas como carneiros ou enfeites coloridos. Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto.
Eu não sei, nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda.
Não há um lugar quieto nas cidades do homem branco. Nenhum lugar onde se possa ouvir o desabrochar de folhas na primavera ou bater das asas de um insecto. Mas talvez seja porque eu sou um selvagem e não compreendo. O ruído parece somente insultar os ouvidos. E o que resta da vida se um homem não pode ouvir o choro solitário de uma ave ou o debate dos sapos ao redor de uma lagoa, à noite? Eu sou um homem vermelho e não compreendo. O índio prefere o suave murmúrio do vento encrespando a face do lago, e o próprio vento, limpo por uma chuva diurna ou perfumado pelos pinheiros.

O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro – o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não sente o ar que respira. Como um homem agonizante há vários dias, é insensível ao mau cheiro. Mas se vendermos nossa terra ao homem branco, ele deve lembrar que o ar é precioso para nós, que o ar compartilha seu espírito com toda a vida que mantém. O vento que deu a nosso avô seu primeiro inspirar também recebe seu último suspiro. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem mantê-la intacta e sagrada, como um lugar onde até mesmo o homem branco possa ir saborear o vento açucarado pelas flores dos prados.
Portanto, vamos meditar sobre sua oferta de comprar nossa terra. Se decidirmos aceitar, imporei uma condição: o homem branco deve tratar os animais desta terra como seus irmãos.
Sou um selvagem e não compreendo qualquer outra forma de agir. Vi um milhar de búfalos apodrecendo na planície, abandonados pelo homem branco que os alvejou de um trem ao passar. Eu sou um selvagem e não compreendo como é que o fumegante cavalo de ferro pode ser mais importante que o búfalo, que sacrificamos somente para permanecer vivos.
O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontece com o homem. Há uma ligação em tudo.
Vocês devem ensinar às suas crianças que o solo a seus pés é a cinza de nossos avós. Para que respeitem a terra, digam a seus filhos que ela foi enriquecida com as vidas de nosso povo. Ensinem as suas crianças o que ensinamos as nossas que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer à terra acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos.
Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo.
O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido fará a si mesmo.

Mesmo o homem branco, cujo Deus caminha e fala com ele de amigo para amigo, não pode estar isento do destino comum. É possível que sejamos irmãos, apesar de tudo. Veremos. De uma coisa estamos certos – e o homem branco poderá vir a descobrir um dia: o nosso Deus é o mesmo Deus. Vocês podem pensar que O possuem, como desejam possuir nossa terra; mas não é possível. Ele é o Deus do homem, e Sua compaixão é igual para o homem vermelho e para o homem branco. A terra lhe é preciosa, e feri-la é desprezar seu criador. Os brancos também passarão; talvez mais cedo que todas as outras tribos. Contaminem suas camas, e uma noite serão sufocados pelos próprios dejectos.
Mas quando de sua desaparição, vocês brilharão intensamente, iluminados pela força do Deus que os trouxe a esta terra e por alguma razão especial lhes deu o domínio sobre a terra e sobre o homem vermelho. Esse destino é um mistério para nós, pois não compreendemos que todos os búfalos sejam exterminados, os cavalos bravios sejam todos domados, os recantos secretos da floresta densa impregnados do cheiro de muitos homens, e a visão dos morros obstruída por fios que falam. Onde está o arvoredo? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. É o final da vida e o início da sobrevivência. "